Este mês de Janeiro trazemos o nosso “primogênito” para apresentar os vinhos da Casa Santa Eulália. 

Plainas é uma marca criada pela Casa Santa Eulália, composta por 4 referências:

O Plainas Azal-Arinto é um vinho Blend, composto por duas castas: Azal e Arinto. Marcando a diferença pela combinação aprimorada das castas. Vinhos Blend são uma simbiose de acidez, frescura e aromas frutados, um trabalho onde o objetivo é atingir a combinação perfeita. Esta nossa singularidade, conferiu, pelos críticos mundiais de vinho, ao nosso vinho um destaque muito importante no mercado pela sua alta relação de Qualidade-Preço e atingindo mercados internacionais que reconhecem o Plainas Azal-Arinto como um vinho de qualidade superior. 

“O que esperamos encontrar neste vinho?”

O que define este vinho é a sua combinação perfeita de castas. O apreciador de vinho encontra um vinho vibrante, de acidez viva, refrescante e intenso, estrategicamente equilibrado. 

A casta Arinto é produzida no nosso Terroir de Mondim de Basto, Região do Vinho Verde, que proporciona vinhos vibrantes, de acidez viva e mineral, aromas frutados, de grande potencialidade de guarda. Esperam-se aromas de maçã verde, lima e limão. É uma casta muito cultivada em Portugal, de norte a sul do país, pela sua versatilidade e persistência. 

A casta Azal, na sua condição monovarietal, apresenta um vinho de cor ligeira, aromas a lembrar fruta cítrica, complexo, fino, jovem e pode revelar-se encorpado e harmonioso. Tipicamente da Sub-Região de Basto, a casta Azal é plantada em terrenos secos e expostos. 

Reunindo todas as características destas duas castas, produzimos o Plainas Azal-Arinto, um vinho várias vezes premiado ao longo dos anos e que revela a qualidade de produção da região dos Vinhos Verdes.

Como devo harmonizar o vinho?” 

Na dúvida de harmonizar um vinho, deve pensar “o que vou comer?”, os pratos mais leves “apreciam” vinhos mais leves, pratos mais compostos, vinhos mais intensos. 

Assim, ao falarmos de um Vinho Verde Branco, como o Plainas Azal-Arinto, aconselhamos pratos de marisco e peixe (em geral); ainda assim sugerimos que um Arroz de Tamboril ou uma Mariscada com os amigos é sempre uma combinação perfeita com o Plainas. 

Experimente os nossos vinhos no seu restaurante preferido ou na sua garrafeira de preferência.

Pode sempre sugerir algum tema ou dúvida que considere interessante partilhar. 

Gostou do nosso conteúdo? 

Siga-nos no Facebook e Instagram