Janeiro 12, 2021

Girar o Copo de Vinho: quais os motivos? 

Sempre que servem um vinho, os Experts da matéria fazem sempre o copo girar, mas será que é necessário? Ou foi algo que tomamos como verdade?

De facto, girar o copo permite agitar o vinho, fazendo “sair” alguns compostos,  tornando a bebida mais agradável de ser consumida. 

Com este movimento, também fazemos o vinho respirar, permitindo que o oxigénio se agregue a alguns compostos, ajudando o vinho a libertar aromas inerentes à sua casta e aumentando a intensidade olfativa do vinho. 

À medida que o vinho entra em contacto com o oxigénio, o paladar fica mais harmonioso e mais apetecível de ser consumido – já todos ouvimos a expressão “pôr o vinho a respirar”. 

Sem dúvida que “girar o copo do vinho” faz parte de um ritual de degustação, que iremos falar noutro artigo com mais pormenor. 

Girar o copo de vinho surge como uma garantia de qualidade, na degustação dos vinhos, é uma ferramenta de degustação que permite ao vinho revelar a sua identidade, através do paladar e do olfato. Este ato tornou-se tão épico, que mesmo não sabendo o motivo, é inato que nos serviam um vinho e rodamos o copo – continue, está a fazer bem! 

Pode sempre sugerir algum tema ou dúvida que considere interessante partilhar. 

Gostou do nosso conteúdo? 

Siga-nos no Facebook,  Instagram e Linkedin. 

www.casasantaeulalia.pt 

“Quando o vinho entra, os segredos saem.”

 

THINC Pure products are only for use in states where the sale and consumption of such products are legal.

Verificação de Idade

Ao clicar em Entrar, certifico que tenho mais de 18 anos e cumprirei a declaração acima.

Ou

Aproveite sempre mas com responsabilidade.