São Martinho 2020

“Pelo São Martinho, prova o vinho.”

“No São Martinho: pão, castanha e vinho.”

Vários são os provérbios populares de São Martinho; na verdade o São Martinho festeja-se numa época do ano marcada pela colheita da castanha  e  de maturação do vinho que resulta da última vindima, com o dia santo a ser a data aconselhada para provar as novas produções.

Manda a tradição que a festa se faz em redor de uma fogueira assando castanhas e provando o novo vinho.

História:

São Martinho foi um cavaleiro romano, um monge e um santo, capaz de trazer o verão ao outono; o milagre ficou conhecido como «o verão de São Martinho». Desde então, por altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilumina-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo. (Para saber mais da história: https://www.infopedia.pt/$lenda-de-s.-martinho )

A tradição dos magustos remete para os festejos ancestrais do Dia de Todos os Santos, quando se acendiam fogueiras e nelas se assavam castanhas.

A história deste cavaleiro, espalhou-se durante milénios pelas culturas locais de Portugal, onde o Vinho e a Castanha fazem parte das produções de cada região do país.

A Castanha e o Vinho são elementos associados ao Outono, quando pensamos no São Martinho imaginamos castanhas a assar, bom vinho e uma lareira acesa para combater o frio.

Neste ano, 2020, comemore o dia 11 de Novembro no conforto de sua casa e aprecie as novas colheitas de Outono.

Bom São Martinho, cuide-se!